quinta-feira, dezembro 22, 2005
Rô! Rô! Rô!
Antes que eu tome mais "esporro" por não atualizar o blog e aproveitando o clima de Natal, vai uma que fiz no fim do ano passado para uma revista espanhola chamada La Mosca Pelotera, que bem poderia se chamar La Mosca CALOTERA, afinal, os galegos nunca me pagaram por esse trabalho (e a revista já nem existe mais!)...
Paz pra vocês!
quinta-feira, dezembro 01, 2005
100!
Agora é oficial. Está saindo do forno o livro CHARGES DO LANCE! com 50 trabalhos meus, 50 do grande parceiro Gustavo Duarte.
O livro deve chegar às livrarias no dia 10/12 (sabe como é, fim de ano sempre é meio confuso, isola, mas pode atrasar). A "coisa" em si tá alto nível. São 116 páginas coloridas em couché fosco 120 gramas pra dar sustança; tamanho 21 x 21 cm; capa com aplicação de verniz nas caricaturas, que foram feitas exclusivamente para o livro; prefácios dos mestres Paulo Caruso e Paulo Cesar Vasconcellos; tudo isso emoldurando 100 das melhores charges que já foram publicadas no diário dos esportes.
Teremos três lançamentos. Em São Paulo, será dia 12 de dezembro no bar São Cristóvão na rua Aspicuelta 533, 11 3097-9904, a partir das 19 horas. No Rio, lançamento no dia 15 de dezembro no segundo andar da Livraria da Travessa na rua Visconde de Pirajá 572 em Ipanema, 21 3205-9002, a partir das 20 horas. E, at last but not least, lançamento em Bauru (dá-lhe, Norusca!) no dia 21 de dezembro no Templo bar à rua Benjamin Constant 1-34, 14 3234-8091, a partir das 20:30 horas.
Todo mundo convidado!
terça-feira, novembro 29, 2005
Bola de ouro
Ano passado fiz essa ilustração e o Bola de Ouro foi pro Shevchenko.
Desse ano não passou, o Gaúcho levou o prêmio da France Football e taí a ilustra antes tarde do que nunca.
sexta-feira, novembro 25, 2005
O lado d'cá e o lado d'lá, ó, pá!
Fiz essa para ilustrar um texto sobre o confronto de técnicos brasileiros em um possível Brasil x Portugal na Copa 2006.
PS1.: Valeu, Carlos Alberto e Dérik! Juntando com o Quevedo, o Nico, o Junior Lopes e o Marcel, aí, ó, MEIA DÚZIA!!! hehehe
PS2.: Agora falando sério, pessoal. Obrigado por perderem o seu tempo com isso aqui. De verdade. Abraço!
quarta-feira, novembro 23, 2005
100!
Falando em livro, em breve vai pintar coisa boa por aí...
PS.: Aproveitando o retorno, um muito obrigado pelas mensagens pra Clara! Valeu, Quevedo, Nico, Junior Lopes e aos outros que enviaram direto pelo e-mail!
PS2.: Não que esteja sobrando tempo, mas depois de quase um mês e meio sem postar nada, vou tentar reativar o blog.
Alô, minha meia dúzia de visitantes cativos! Não me abandonem!! Abraço!
PS3.: Será que chega a meia dúzia?
segunda-feira, novembro 07, 2005
Malvados
Internet é bacana, virtual é legal, mas o sonho de todo artista continua sendo o bom e velho papel impresso. O Dahmer tá realizando o dele com o lançamento do livro dos Malvados (link aí do lado desde sempre). O lançamento terá mais pompa e circunstância que casamento no Itanhangá com eventos em cinco cidades (Porto Alegre, Forianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro). Visite o site da editora (link na imagem acima) e escolha a sua.
Ah!... Não discuta nem pergunte. Compre.
sexta-feira, outubro 07, 2005
Pleistocene Park III
A preguiça gigante foi a última ilustração das três a ficar pronta e, na minha opinião, a que ficou melhor resolvida.
A técnica que utilizei nesses trabalhos foi a seguinte. Pintei os animais com ecoline sobre Schöeller montado (o melhor papel do mundo! - Eram as minhas últimas folhas...), digitalizei as artes e fiz os fundos no photoshop com a minha tablet Wacom Graphire 2, usando muito "blur" pra obter o efeito desfocado.
Bom, é isso. Agora é aguardar o lançamento do documentário! Breve num cinema perto de você!
quinta-feira, outubro 06, 2005
Pleistocene Park II
O bacana dessas ilustrações foi ter que criar uma concepção para esses bichos. Eu me vi na "sinuca de bico" de obter um resultado foto-realista SEM a referência fotográfica, afinal, na época em que essas criaturas andavam por aqui, mal havíamos descoberto o fogo...
Para o Gliptodonte, me "armei" de fotos de várias espécies diferentes de tatus (seus sucessores na escala evolutiva), além de referências dos fósseis e busquei retratar um meio termo disso tudo.
Em breve, o capítulo final da saga ilustrativa pré-histórica: o Megatério ou preguiça gigante.
quinta-feira, setembro 29, 2005
Pleistocene Park I
Obviamente fui uma criança apaixonada por animais pré-históricos.
Obviamente o meu favorito era o Tyranossaurus Rex.
... Mas o tigre-de-dentes-de-sabre era bem bacana.
Há uns meses me procuraram pra fazer três ilustrações realistas de animais pré-históricos que serão incluídas em um documentário. Uma delas do meu "velho conhecido" esmilodonte, o tigre... Ele mesmo. O próprio. A máquina de matar da era Quaternária! Ah, eu amo esse meu trabalho!
PS.: Daqui a uns dias, eu coloco aqui as outras duas.
segunda-feira, setembro 26, 2005
Tem maluco pra tudo
Não faço idéia de quem seja, mas esse doido tatuou um desenho meu nas costas... Cara, que é isso...
sexta-feira, setembro 23, 2005
Vai que é tua...
Essa é inédita e antigaça. Iria ilustrar uma matéria sobre frangos históricos ou qualquer coisa bem próxima disso e ficou na gaveta...
Até agora.
quinta-feira, setembro 22, 2005
Um Ronaldo puxa o outro...
Fiz esse Ronaldo pensando no gato Cheshire do clássico de Lewis Carrol "Alice no País das Maravilhas".
Ilustra a coluna da contra-capa do Lance desta quinta-feira, dia 22/09.
domingo, setembro 18, 2005
Ronaldinho Feiúcho II
As carrancas são umas figuras horrendas talhadas em madeira utilizadas na proa das embarcações do rio São Francisco para afugentar os maus espíritos.
Dando seqüência à comprovação da minha teoria sobre o cara, uma charge publicada no Lance pouco antes da Copa de 2002.
Carrancas e Ronaldinho Gaúcho, tudo a ver.
domingo, setembro 11, 2005
Ronaldinho Feiúcho
Essa aí é mais uma das provas que já apresentei para justificar a minha teoria que "dá pra fazer até uma maçaneta com a cara do Ronaldinho Gaúcho".
Fiz durante a arrancada do Barcelona, comandada pelo Feiúch..., digo, Gaúcho, no campeonato espanhol 2003/2004.
segunda-feira, setembro 05, 2005
Early years
Esse é antigo. Um Surfista Prateado resgatado diretamente do meu caderno de desenho de 1981. Tinha 10 anos e os super-heróis americanos foram a minha primeira escola. Na época rolava um álbum de figurinhas dos heróis Marvel e eu saí desenhando as que mais gostava nesse caderno. Rabiscava, cobria o lápis com canetinha hidrográfica e me divertia bastante.
Foi nessa época também que eu vendi meus primeiros desenhos. Fazia-os separadamente, um por folha, e colocava o preço em cima da arte mesmo. Ainda tenho guardado um dos que não consegui vender que qualquer dia de repente eu coloco por aqui.
É engraçado lembrar disso tudo... 24 anos se passaram e eu continuo brincando com a mesma coisa...
quarta-feira, agosto 31, 2005
Rabiscos...
Comprei uma caneta UniPin 0.5 outro dia pra experimentar e tenho me divertido com a bichinha.
Rabisquei isso aí ontem enquanto bolava a charge do dia. Rabiscar é legal.
sexta-feira, agosto 26, 2005
Hulk verdão
Outra paródia de filmes para a página de humor da A+,a revista do Lance.
Essa saiu quando o Palmeiras foi campeão da segundona e voltou para "o lugar de onde nunca deveria ter saído".
Em tempo, sou Flamengo.
sexta-feira, agosto 19, 2005
Felipe
quinta-feira, agosto 11, 2005
Ozzy
Mais um poster pra Disconnected. Esse sai mês que vem na número 8.
Fiz esse na minha penúltima folha de schöeller montado. Digo penúltima porque não tenho mais encontrado esse papel em lugar nenhum aqui do Rio. Os vendedores dizem que não fabrica-se mais schöeller... Já até passei a usar o Fabriano 50% cotton por causa disso.
Mas se alguém aí achar um schöeller dando sopa, me avisa que eu vou correndo comprar!
Pra encerrar, voltemos ao Ozzy. Uma frase do Madman: "enquanto houver garotos chateados, o heavy metal continuará existindo".
segunda-feira, agosto 08, 2005
Mario Alberto + Gustavo Duarte
O meu grande camarada Gustavo Duarte deu o ar da graça aqui pelas bandas do Rio de Janeiro no último fim de semana e, enquanto destruíamos a Cidade Maravilhosa, achamos que seria engraçado fazer as charges do Lance em parceria.
Ontem , domingo, saiu essa (secamos o Mengão, mas, tudo bem), hoje, segunda saiu a que está ou estará no blog dele, endereço aí ao lado.
O Gustavo rabiscou, eu tasquei a tinta. Espero que gostem.
quinta-feira, agosto 04, 2005
Dunga
Tava remexendo uns arquivos de trabalhos antigos e achei essa caricatura do Dunga que fiz pra uma edição especial do Lance para a Copa de 98.
Esse trabalho foi parte de uma série de cinco caricaturas dos principais personagens daquela seleção. O bacana dele foi ter misturado técnicas, no caso, colagem de fotos com lápis de cor.
terça-feira, agosto 02, 2005
CH4 - A evolução
Esse robozinho simpático foi o resultado de um trabalho que fiz para o estúdio de design MQuatro.
A galera me pediu que bolasse um mascote para a rede de postos de GNV (gás natural veicular), cuja logomarca é de autoria deles. O GNV é classificado como o "combustível do futuro" por ser mais econômico, menos poluente e foi a partir desses conceitos que o personagem foi elaborado.
Começamos com um frentista azul (fig. 1) que não "bateu" muito (alguém aí lembrou do homenzinho azul dos cotonetes da Johnson & Johnson?). Rabisca pra lá, rabisca pra cá, olhei pra molécula que é "indicada" na marca da rede e percebi que ela tinha um potencial pra ser "animada". Solução? Tasquei olhinhos, boca, fiz de cada bola, mãos, tronco e pé (fig. 2). Estávamos evoluindo, ficou legal mas ainda faltava algo...
Bom, se o combustível é "do futuro", esse mascote não poderia ser um robô, não? Pois é. Rabisca, rabisca, rabisca e tã-rãã! Nasceu o "CH4inho" (fig. 3).
terça-feira, julho 26, 2005
Olha aí está chegando a Copa... Hein?! Faltam 9 anos?!
Dizem pelaí que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil... Dizem. Bem, por conta disso, há dois anos atrás, a editoria da LA+ me pediu pra bolar um cartaz pra essa tal dessa Copa no Brasil.
Resolvi seguir a linha tradicional de bolar um mascotinho simpático e fazer algo "pra cima". O resultado foi esse aí.
sexta-feira, julho 22, 2005
De volta para o futuro
terça-feira, julho 12, 2005
Quarteto nada Fantástico
Todo sábado, bato ponto na página de humor da revista do Lance, a LA+. Já virou uma "marca" dessa página, a paródia a cartazes de filmes conhecidos (isso começou na época em que eu ainda dividia o espaço com o grande Ique - qualquer dia, posto aqui o "Ex-treinador do Futuro", a primeirona).
Voltando. Essa abordagem é legal pra dar uma dinâmica na página, porque muda o visual e cria um "elemento surpresa" para o leitor, um "a mais"...
Nessa aí, achei que funcionaria bem o contraste entre a situação de cada um dos "grandes" cariocas e o grupo de super-heróis. Junte-se a isso, o fato que eu, fã de super seres até hoje, me amarro em arrumar uma desculpa para desenhar esse povo que gosta de usar a cueca por cima da calça e o resultado está nas bancas essa semana!
PS.: Pra quem não conseguir ler as "letras pequenas", a descrição dos "heróis":
. Pega-fogo - Pode voar alto, mas tem a incrível capacidade de se auto-consumir em chamas;
. O Coisa rubro-negro - Um dia, isso já foi um time. Hoje é só uma coisa muito, muito feia;
. Bacalhau invisível - Não fede, nem cheira. Fica quietinho no seu canto, sem fazer mal a ninguém... Invisível;
. Tricolor elástico - Estica, estica, estica... Quase alcança, mas nunca chega lá.
sábado, julho 09, 2005
Robinho II
domingo, julho 03, 2005
"Como é que FICA, ROBINHO?"
sábado, junho 25, 2005
Parreira
terça-feira, junho 14, 2005
"'Scuse me while I kiss the sky"
Amém, Hendrix.
Costumo usar um papel sulfite branco pra testar as cores que eu vou misturando na hora em que estou pintando. Enquanto fazia a caricatura do Jimi lá de cima, achei "engraçado" usar um dos rascunhos como "papel de teste de mistura de cores", só que, ao invés de "cagar" tudo, fui pincelando, digamos, conscientemente e o resultado foi esse. Vale como curiosidade...
sábado, junho 11, 2005
Por música
sábado, maio 14, 2005
Nilton Santos do Botafogo
Esse senhor foi um grande jogador de futebol.
Em toda a carreira vestiu apenas duas camisas: a da Seleção e a do Botafogo.
Seus contratos de trabalho eram feitos da seguinte forma: ele assinava uma folha em branco e entregava ao presidente do Botafogo para que este redigisse os termos.
Chamavam-no "A Enciclopédia".
No dia 16 de maio de 2005 ele fará 80 anos.
Parabéns? É pouco. Ele merece mais.
Essa caricatura foi feita para ilustrar a coluna do Paulo Cesar Vasconcellos no Lance de hoje, sábado, 14.
sexta-feira, maio 06, 2005
O princípio sem o meio e o fim
sábado, abril 30, 2005
11
Acho que o Romário já deveria ter parado com o futebol... Mas, pelo visto, o futebol é que não quer parar com O CARA. Sincera e profissionalmente falando, vou sentir uma saudade danada desse sujeito quando a tal da despedida definitiva acontecer, afinal, Romário é um dos melhores "pauteiros" de charge que já tive. Me deu várias, assim, de bandeja, com toda aquela simplicidade, objetividade e genialidade que sempre foram as suas marcas.
quarta-feira, abril 13, 2005
Puskas
Esse é velho. O desenho é de 2000 e foi publicado no Lance, o caricaturado é o Puskas, cracaço húngaro que jogou no Real Madrid da década de 60 e ganhou tudo e mais um pouco por lá. Fiz essa caricatura meio que na correria mas sempre gostei muito dela. Por conta do pouco tempo pra entregar, acabei, entre outras coisas, deixando as pinceladas mais visíveis e os rabiscos de lápis sob a tinta, o que muito raramente a minha obsessiva busca inútil pela perfeição permite. O bacana é que, nesse caso, a pressa acabou sendo amiga e o desenho ficou mais "solto".
terça-feira, abril 12, 2005
Shaaman
Dois Reis
Assinar:
Postagens (Atom)