quinta-feira, abril 26, 2007

Mario Alberto tá na área!



Amanhã, sexta-feira, 27 de abril, estarei ao vivo no programa Tá na Área do SporTV a partir das 19h em um sensacional Flamengo x Botafogo chargístico preliminar da final do campeonato carioca que começa no domingo. Obviamente, eu fui "convocado" pra defender as cores do rubro-negro e, pelo lado botafoguense, estará o Ique.

Ih, eu conto com a presença dessa torcida maravilhosa... Ih, nós vamos darmos o melhor de si pra fazer a alegria dessa massa que tanto nos prestigia aqui no blog... Ih, charge se ganha é no papel, não com conversa furada... Ih, nós não vamos cair na provocação do adversário e vamos procurarmos desenvolver nosso melhor desenho dentro de campo...

terça-feira, abril 24, 2007

Picasso e Pelé



Em 1959, o Santos foi disputar o Torneio Tereza Herrera na Espanha e, entre os tantos Pablos que estavam assistindo à partida, um deles em especial "enlouqueceu" vendo o Peixe jogar. Até aí nada demais se o sobrenome desse Pablo não fosse Picasso. Pois é, o próprio. O gênio das artes gostou tanto do que viu que convidou o time e a comissão técnica para uma visita ao ateliê no dia seguinte e, conversa vai, conversa vem, o então técnico do Santos, Lula, se interessou por um quadro chamado "Retrato de Mulher". Picasso, ainda emocionado com a magia e malemolência do futebol brasileiro, resolveu vender a peça pela pechincha de 20 mil dólares e, no auge da camaradagem, ainda fez um desenho do Rei do futebol fazendo embaixadas no certificado de autenticidade da obra...

Pausa. Picasso desenhando Pelé...

Atualmente o quadro e o certificado estão em posse de um ex-empresário paulista que não quer nem falar sobre o assunto, muito menos deixar fotografar essas preciosidades.

Outra pausa. Pelé desenhado por Picasso...

Bão. A ilustração aí de cima ilustra a matéria que saiu hoje no Lance contando melhor essa história. Claro que o "quadro" do Pelé nesse meu desenho não é, nem pretende ser um trabalho de Picasso. É tão somente e nada mais que um reles Mario Alberto brincando de imitar o estilo do Mestre dos Mestres da Arte de todos os tempos.

Já o Picasso em tons de cinza é um Mario Alberto legítimo. Não que isso valha grande coisa.

quinta-feira, abril 19, 2007

La mano de Dios



Tô há uns dez minutos aqui parado na frente do monitor pensando no que escrever nessa postagem... Quer saber? Não vou escrever é nada! O que eu tenho a dizer tá desenhado aí em cima.

terça-feira, abril 17, 2007

Telesketch



Acabei de bater um papo com o grande amigo Gustavo Duarte sobre as mazelas que a gente tem que encarar no dia-a-dia das redações, agências e tais e, enquanto falava ao telefone, a inevitável folha de papel que estava na minha frente foi sendo devidamente rabiscada. Saiu esse Homer Simpson...

Hummm...

quinta-feira, abril 12, 2007

É fogo...



Mais uma vez não teve gol mil. Mais uma vez diante do Botafogo. Essa é a charge de amanhã.



Antes de fazer o definitivo, sempre faço uns rabiscos rápidos sem muita preocupação com a forma, focando mais em testar as possibilidades de composição. Isso aí é o rabisco da charge acima.

terça-feira, abril 10, 2007

Protocolo Sigma

No fim do ano passado, fiz a capa do livro O Protocolo Sigma pra a editora Rocco. Mais uma vez, rolou um processo de ajuste fino da ilustração até a versão que foi impressa.

Robert Ludlum é um autor blockbuster nos Estados Unidos e espionagem, perseguições e referências à 2ª Grande Guerra são temas recorrentes nos seus livros. O Protocolo Sigma não foge a essa regra.

Como não havia tempo para que eu lesse o livro antes de fazer a ilustração, me passaram o enredo, li um capítulo chave e parti logo pra dentro. Tenho me arriscado a fazer alguns trabalhos direto na tablet e esse foi um deles. Não fiz nenhum esboço em papel. Busquei algumas referências fotográficas e fiz tudo digitalmente desde o início. Uma coisa boa disso é que dá pra chegar rapidamente a um rascunho apresentável a cores e que já serve de base para a arte-final. Isso acaba me fazendo recuperar o tempo que ainda perco com a minha falta de agilidade na pintura digital.

Aí embaixo, estão todas as versões que eu apresentei.





Eu não cheguei a enviar a versão acima para a editora, mas confesso que é a que eu mais gosto. Usei um textura de envelope de papel pardo e a letra grega Sigma formando uma passagem por onde o casal fugitivo escapa. Vários conceitos do livro estão aí, mas eu nunca vou saber se a editora concorda comigo.






E essa foi a arte-final.

quinta-feira, abril 05, 2007

Transmimento de pensação




Ontem fiz essa página pra sair na A+ de depois de amanhã, sábado. Terminei por volta de umas 18:30h e ela foi eniada pra gráfica começar a impressão da revista lá pelas 19h.


Aí às 20h chega a seguinte charge do Gustavo...




Sensacional!

PS.: Como niguém aí tá vendo a minha cara e pode chegar a um monte de conclusões, apresso-me em dizer que foi uma bruta coincidência a gente fazer quase a mesma charge só que com sentidos opostos. Aliás, essa é a grande sutileza dessa história: pensamos no mesmo personagem, no mesmo tema, mas enquanto o Gustavo foi "pra lá", eu vim "pra cá". Ou vice-versa.

domingo, abril 01, 2007

Em família



Estava saindo pra redação ontem e comentei com a Joana, minha esposa, que tinha que arrumar uma charge com o Romário pra hoje, aí vira ela pra mim e diz, "pô, faz o Romário grávido reclamando que não agüenta mais esperar por esse gol mil!"

Sim, beeeem...