
Continuando a história de pintura digital. Essa aí eu fiz essa semana e será capa da A+ que chega às bancas nesse sábado. Quando me pediram essa ilustra semana passada, meti na cabeça que ia fazê-la digital, apesar de até ser mais "óbvio" que eu pintasse na mão.
Só que a vida, como sempre, apronta surpresas e a minha tablet resolveu partir dessa pra melhor na segunda-feira e eu ia começar esse trabalho na terça. Como o tempo está sempre curto, não teve como comprar uma tablet substituta, nem arrumar uma emprestada. Só que eu sou teimoso e ainda assim queria fazer o trabalho digitalmente e assim o fiz com o meu mouse Clone de R$ 19,90 da Casa & Video no Photoshop 7.0.
Pode parecer que eu tô tirando onda, mas não é o caso. Pintar com mouse não é nem de longe algo que ninguém tenha feito antes (o Tiago Hoisel, linkado aqui acima, que o diga), mas resolvi colocar isso aqui, só pra exemplificar o que havia escrito na postagem anterior: não é o material que faz a ilustração, é o ilustrador. Material é apenas um meio.
Obviamente, não vou trocar a tablet pelo mouse por causa disso, porque eu não quero ver os meus dias de rabiscos terminarem por causa de uma tendinite braba na minha mão direita ou coisa pior. Mouse continua sendo uma porcaria como ferramenta de desenho, a caneta da tablet é mais confortável, mais ágil e dá muito mais opções, sendo a dinâmica no traço a mais fundamental delas.
Pra fechar, mais um momento reflexão: meu mestre Rui de Oliveira já dizia "desenhista desenha com o olho e pensa com a mão". O resto é o resto.
PS.: Aí cê me pergunta: mas porque raios o Ronaldo tá travestido de Mona Lisa? Bão, a matéria principal da A+ 300 trata das várias conspirações, teorias excusas e mutretas que já ocorreram (ou não) em Copas do Mundo. Uma espécie de "Código Da Vinci" dos Mundiais. Todo mundo lembra que o Ronaldo foi o personagem principal da "conspiração de 98" ou, pra quem acredita, "o dia em que trocamos uma Copa por um piripaque fenomenal".
PS 2.: Falando nisso, anotem aí a minha aposta pra conspiração da Copa de 2006. O Brasil, segundo "todo mundo", vai levar essa Copa com os dois pés nas costas, não é isso? Na-na-na-na-na... Não conta pra ninguém, mas a CBF já acertou com a FIFA que a seleção vai entregar a taça de mão beijada já nas oitavas em troca de não só confirmar o nosso país como sede do Mundial de 2014, como também (agora vem a bomba) garantir que seremos hexa em território nacional. Aê!