terça-feira, abril 10, 2007

Protocolo Sigma

No fim do ano passado, fiz a capa do livro O Protocolo Sigma pra a editora Rocco. Mais uma vez, rolou um processo de ajuste fino da ilustração até a versão que foi impressa.

Robert Ludlum é um autor blockbuster nos Estados Unidos e espionagem, perseguições e referências à 2ª Grande Guerra são temas recorrentes nos seus livros. O Protocolo Sigma não foge a essa regra.

Como não havia tempo para que eu lesse o livro antes de fazer a ilustração, me passaram o enredo, li um capítulo chave e parti logo pra dentro. Tenho me arriscado a fazer alguns trabalhos direto na tablet e esse foi um deles. Não fiz nenhum esboço em papel. Busquei algumas referências fotográficas e fiz tudo digitalmente desde o início. Uma coisa boa disso é que dá pra chegar rapidamente a um rascunho apresentável a cores e que já serve de base para a arte-final. Isso acaba me fazendo recuperar o tempo que ainda perco com a minha falta de agilidade na pintura digital.

Aí embaixo, estão todas as versões que eu apresentei.





Eu não cheguei a enviar a versão acima para a editora, mas confesso que é a que eu mais gosto. Usei um textura de envelope de papel pardo e a letra grega Sigma formando uma passagem por onde o casal fugitivo escapa. Vários conceitos do livro estão aí, mas eu nunca vou saber se a editora concorda comigo.






E essa foi a arte-final.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara muito bom o seu trabalho, gostei muito das ilustrações, confesso se eu fosse da editora estaria ferrado pra escolher a melhor...todas estão em alto nível, parabéns!!!

MiguelJr disse...

massa! tb curti mais a versão não enviada! uma pergunta: e as fontes - do titulo e nome do autor - foi uma sugestão sua, ou já veio preestabelecida pela editora!?

Anônimo disse...

Mario...
COncordo com a versão Sigma, É a melhor de todas.. e concordo com o Miguel... As fontes e o título já vieram prontos?? Dava pra fazer tanta coisa com eles, uma pena que não foram trabalhados.. Mas eu sou designer.. e texto é uma paixão tenho adoração por Títulos e Letras.. POr isso o questionamento.. Mas RESPONDE>>....rsssssssss
Abraço...

Mario Alberto disse...

Goiaba, obrigado pelo elogio.

Respondendo ao Miguel e ao Suyço, na verdade, esse título aí eu coloquei só pra me guiar, por isso nem pensei muito sobre o assunto. Desse livro, eu só fiz mesmo a ilustração. Toda a programação visual foi feita lá na editora. Eu faço a ilustração deixando espaço, os caras lá colocam o título, nome do autor, logo da editora, fazem a contra, a lombada, a orelha...