segunda-feira, maio 09, 2011

"Fuck you, pay me!"

 

Não é só o título dessa palestra que é sensacional. Pra quem trabalha com ilustração, design e similares parar um pouquinho a correria de todo dia e assistir esse vídeo valerá cada um dos quase 40 minutos que ele dura. O tema abordado pelos palestrantes Mike Monteiro da Mule Design e seu advogado, Keith Levine, é basicamente como e porque se deve assinar um contrato antes do início de qualquer trabalho. Peguei o vídeo emprestado do blog Sketcheria do Montalvo Machado, um defensor ferrenho de longa data dos direitos dos autores de imagens. Tanto que foi dele a tradução e edição dessa versão em português.

Sentem, abram os olhos e os ouvidos e assistam. Menos de uma hora de vídeo que poderão fazer muita diferença nas negociações dos próximos trabalhos.

PS.: Este que vos escreve é alguém que já penou muito na hora de negociar os trabalhos, por isso, acho de extrema importância a divulgação desse tipo de informação. Digo por experiência própria que quanto mais você se valoriza, mais fácil fica se valorizar. Tudo é uma questão de mudança de postura.

...........

Aproveitando o assunto, essa palestra faz uma dobradinha perfeita com o texto que o ilustrador Renato Alarcão preparou para a revista Ilustrar desse mês, escrito especialmente pros que acham que esse negócio de contrato e negociar valores é só pra quem já está há um tempão no mercado.


Ah! Se você ainda não conhece a Ilustrar, conheça! Download aqui. É "de grátis"!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por legendar.
A palestra é ótima!
@wilsonfrabelo