segunda-feira, agosto 08, 2011

Charges recentes

Há alguns meses eu resolvi arriscar inserir a pintura digital nos meus trabalhos do dia-a-dia, aqueles feitos no calor da redação sob a pressão do horário de fechamento. Já fazia ilustrações digitais há anos mas, em sua grande maioria, todas feitas com prazos maiores do que duas horas! Na "porrada" e em sequência da forma como fiz nos últimos meses, só agora.

Bom, apesar de uns tropeços e caneladas mais do que naturais, já consegui produzir alguns desenhos que me deixaram feliz e uma amostra do que saiu de melhor da minha tablet nos últimos tempos está aí em cima.

Algumas dessas charges têm texto mas como eu queria mostrar aqui apenas os desenhos, limei-os todos. Para ver as charges completas é só ir no Blog de charges do Lancenet, http://blogs.lancenet.com.br/charges/, e ir descendo a barra de rolagem que estão todas lá.

(Esse período de abstinência de tinta está me deixando com uma saudade do caramba da pintura tradicional e eu não sei quanto tempo ainda eu vou conseguir resistir ficar afastado dos meus vidros de ecoline...)

3 comentários:

Zépa disse...

É impressionante a qualidade que atinge com prazos tão curtos, tem que tirar o chapéu!!

To sempre visitando pra ter umas referencias. Essa desse post tá demais.

Abraço Mario, sucesso!

Maurício Rocha - Designer Gráfico disse...

Você usa o Photoshop ou Corel Painter?

Mario Alberto disse...

Fala, Zépa! Escrevi "duas horas" e depois me arrependi porque, nessa época de vídeos de "speed-paintings" pululando pelo YouTube, todo mundo sempre se liga muito nesse negócio de "tempo que levou pra fazer". Na verdade, duas horas é uma média do tempo que levo pra fazer a pintura. O processo todo demora mais. Eu começo com uma olhada nos sites e jornais, escolho o tema, fico, sei lá, até uma hora estudando o traço (pode ser menos) e me dou esse prazo mínimo de duas horas pra pintar tudo. Esse prazo pode ser menor, talvez o caso da charge do Mosqueteiro corintiano em cima do "monte" 1° lugar, ou pode ser maior como o Caio Potter cuja pintura, se não me engano, me tomou umas duas horas e meia, duas horas e quarenta.

Maurício, faço no Photoshop por pura preguiça e falta de vergonha na cara de usar o Painter que é bem mais completo e apropriado pra pintura digital. Sempre que começo uma pintura no Photoshop penso que "tenho que começar a usar o Painter...".

Abraços e obrigado pelos comentários.