segunda-feira, maio 29, 2006

Copa do Mundo



Essa ilustração seria capa de um livro sobre Copa do Mundo. "Seria" porque, como o conceito da capa, que não é meu, não foi aprovado, ela nunca verá a luz do dia ou, melhor dizendo, nunca chegará às prateleiras. Como dá pra perceber, eu só fiquei sabendo disso, depois de terminar a ilustração...

Coisas da vida de ilustrador.

Bem, se não vai ser impressa, sobrou pro blog. Fiz esse desenho totalmente baseado em referências fotográficas. Eu mesmo tirei as fotos, logo elas estão uma bela procaria, mas serviram bem ao seu propósito que era de me dar uma base realista pra execução da ilustração.





Estou aos poucos utilizando cada vez mais a pintura digital e esse trabalho foi inteiramente feito dessa forma. Minha tablet Graphire 2 e o Photoshop 7.0 entraram em ação e várias horas seguidas de "brush" pra cá e pra lá deram nisso.




Para pintar, não usei um desenho a traço como base. Fiz vários paths no próprio Photoshop para separar as diferentes áreas e trabalhei meio como se fazia com o velho e bom aerógrafo, "mascarando" onde não queria pintar e fazendo a festa dentro das áreas selecionadas.




Essas três últimas imagens são detalhes quase 1/1 da arte-final e estão aqui pra quem quiser dar uma sacada nos efeitos e mínimos detalhes.


6 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade é mais uma pergunta do que um comentário:
Como funciona essa tablet? Tenho uma e não me dei tão bem com
ela....principalmente por não ter pontos de pressão. Qual a marca da sua?

Alás, parabéns pela sua nova fase, sua caricaturas estão ficando mais ousadas!

W! disse...

Repito a pergunta mestre: Como funciona o trabalho no tablet? E depois, no photoshop? Camada sobre camada e blur?
-W!

W! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fala aí Mario, tô eu aqui matando as saudades do teu traço, viva o fim da também genial era do auto-retrato com corpo diminuido e boas vindas ás tuas novas criaturas distorcidas alá Loredano,Cavalcante,J Leal... enfim, o traço e a caricatura desenfreada, parabéns meu amigo, me inspira muito ver teu trabalho e aproveitando, muito obrigado hein!?

Anônimo disse...

mario parabéns pela criatividade, pena que não ficou estampada na capa do livro. curto ver o espaço de charges que você divulga no LANCE! . valeu!!!

paulogaldinosa@gmail.com disse...

Marião, Valeu por ter passado no meu blog e comentado!!! Obrigado pelos elogios, ouvir coisas boas de pessoas que admiramos é muito gratificante!!!
Abraço cara, to sempre por aqui viu, e espero q esteja por lá tbm!!!
Té mais!!