sábado, outubro 07, 2006

O Segredo do Anel

No início das minhas férias em julho, a editora Rocco me procurou para fazer a capa desse livro, O Segredo do Anel. Para início de trabalho me disseram que a ilustração deveria retratar Maria Madalena e me deram como referência de estilo as pinturas do pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti.



Como eu queria fazer um trabalho bacana, tirei algumas fotos usando a Joana, minha esposa como modelo para a minha Madalena.



Parti então para os primeiros rascunhos e optei por uma composição renascentista. Para tentar convencer a editora mais rapidamente, achei que seria uma boa enviar um lay-out mais bem acabado pra dar logo uma noção razoável de como ficaria o trabalho finalizado. Deu certo. Em parte. A versão colorida foi altamente elogiada, "é isso! Tá lindo demais!". "Beleza", pensei, "posso finalizar?". "Pode, Mario, mas dá pra dar uma mudadinha?"... E aí aconteceu o de sempre: estica daqui, muda ali, vira pra cá... Normal, ossos do ofício.





Quando tudo parecia resolvido, fui informado que a ilustração iria continuar na quarta capa. Em outras palavras, toda a composição que eu havia estudado com tanto carinho teria que ser toda redefinida, sem contar, é claro, com a trabalheira pra dobrar o tamanho do trabalho.





Bem, depois de mais de dois meses de ajustes, acertos, idas e vindas, a ilustração foi finalizada e entregue.



Vida de ilustrador... Mas ainda não é tudo. Umas duas semanas depois de entregar a ilustração e receber o pagamento, recebo um e-mail da editora com a versão final da capa.



É isso aí. Meu desenho foi cortado em nome do design e é assim que a capa está nas livrarias.

Confesso que doeu, mas o lado bom é que a editora é a Rocco e lá eles estão apostando muito nesse livro, o que significa que muita gente vai ver meu trabalho por aí.

PS.: Uma curiosidade. Esse foi o esquema de composição que bolei para esse trabalho.

13 comentários:

Anônimo disse...

É, realmente um belíssimo trabalho, Mário. Eu entendo seu ponto de vista, mas também entendo o do designer (como designer que sou). Mas lhe garanto que a questão do enquadramento do desenho não tem a ver com a qualidade do resultado final, pois está perfeito. Ah, isso voce deve sacar mais que eu, né!
Bom, parabéns!

Anônimo disse...

Belíssimo trabalho, cara, parabéns. Sei bem como são essas coisas do trabalho ir e voltar, o cliente ficar indeciso, às vezes não sabe o que quer direito... Sou ilustrador, trabalho num pequeno estúdio onde fazeemos HQ´s e ilustrações. Quando tudo parece perfeito, muda tudo...é um saco (risos).
De qualquer forma, apesar do corte, a capa ficou bonita, e o fato de ser uma editora de ponta, só vai divulgar ainda mais o teu trabalho.

Saramello disse...

Olá, Mario!
Já passei por isso algumas vezes, e tenho que concordar com você que durante alguns milésimos de segundos, depois de toda trabalheira, bate aquela decepção...mas, felizmente, seu trabalho estará aí para todos verem e, mesmo estando pela "metade", continua lindo demais. Parabéns por mais este trabalho!!
Abraço

Anônimo disse...

Mario Alberto, passe i ontem nas Livrarias Curitiba e ví o livro lá, com destaque. Mesmo com o corte na ilustra, ficou ducaralho!
Parabéns. Abraço. Aurélio Dias.

Anônimo disse...

Poxa Mario, deve doer mesmo.. mas Sinceramente a capa ficou òtima cortada... o Seu desenho é maravilhoso, mas a composição ficou excelente, não se sinta frustrado, o resultado tá excelente das duas formas.. o cara juntou teu talendo com parte comercial.. ficou excelente.. Parabéns..

Beto Candia disse...

Grande Mario Alberto, achei excelente sua arte.. gostei muito de ver sua traço fora daquele estilo de caricas, ilustras esportivas e etc.. meus parabéns, vi tbem o livro a venda e achei q ficou ótima a impressão e a finalização do produto.

Um abração,

bcandia.

Anônimo disse...

Nossa, a capa é sua! Parabéns!
Muito legal o passo-a-passo da criação no seu blog.

Não quero criar "polêmica", mas acho que o problema com os designers capa de livro no Brasil é que hoje em dia só estão acostumados a usar bancos de imagens, e não sabem mais o que é ter nas mãos uma arte original, trabalhada e pensada. Quando recebem um material como o seu para fazer uma capa nem percebem o valor das coisas, a não ser o do próprio umbigo.

Anônimo disse...

Parabéns Mário.
Essa capa que voce bolou é uma das mais lindas que já vi.Ela se destaca bastante entre os outros livros, nao só pela capa como o seu conteúdo.

Unknown disse...

Olá Mário,

Descobri seu blog por acaso, procurava no Google por uma imagem de um juiz de futebol (que vai apitar São Paulo X Corinthians pelo Paulista 2007), queria ver a cara do safado, para já começar a xingá-lo 3 dias antes do jogo!) e vi uma caricatura entre algumas imagens, acessei e não sai mais até ver tooooooooodo o arquivo.

Conheço seu trabalho do L!, e é esplendoroso. Não sei se vc lerá o meu comentário, mas se ler saiba que apoio muito a sua profissão e dou um valor inestimável à ela.

O reconhecimento é modesto, mas é tão verdadeiro que torna-o enorme!

Fiz questão de comentar este artigo em particular, pois estudo Artes Plásticas na FASM-SP. Tenho 24 anos e passo aulas estudando os esquemas das pinturas de Leonardo/ Michelangelo, etc... Admito que não gosto nada, sou mais voltado para Rauschenberg's e afins..

É uma frustração sem igual o que fizeram com a sua obra, doeu à mim; Imagine a você.

Bem, fico-me por aqui. Já coloquei algumas caricaturas suas, bem como o link do blog em um fórum de Portugal que freqüento (sobre futebol) e o pessoal está maravilhado com seus traços, sobretudo dos jogadores que mais conhecem, Puskas, Garrincha, Nilton Santos.. Estão divinas.

Continue com este blog, ele é fonte de muita sabedoria! Conheci melhor, por exemplo, o próprio Nilton Santos, a história sobre como era o seu contrato com o Botafogo e o fato de só ter vestido 2 camisas na vida me remete a um tempo que não vivi mas tenho saudades!!

Os links para outros blog's tbm são ótimos, estou há 4 hrs a frente do PC!

Um grande abraço,

Bruno Rodrigues
brunobl3@gmail.com

SP, 9 de Fevereiro de 2007.

Anônimo disse...

Mário o seu trabalho foi bárbaro, está muito lindo, foi o que mais me chamou a atenção, tenho o livro e não dou, nem vendo é para sempre comigo.No final das contas você conseguiu, mesmo que pela metade é o que importa.Parabéns... Um grande abraço à você e para sua musa inspiradora Joana que ficou belíssima.Que Deus o conserve para continuar a encher nossos olhos com belos trabalhos...

Anônimo disse...

Adorei seu trabalho, estou iniciando na área de ilustração e essa semana fiz minha primeira, tanto capa como o cnteudo de umacartilha para a empresa onde trabalho.
Se não for abusar muito gostaria de saber quanto vc recebeu pelo seu trabalho pra mim ter uma noção, não estou no seu nível, mas um dia chego lá.
Mande para meu email: teuaranha@hotmail.com
Desde já agradeço e sucesso com seu talento.

Charlles - g disse...

Mario,pra começo de conversa ja li o livro,que por sinal é maravilhoso.e a sua capa fez jus ao conteudo do mesmo, agora que vi o desenho por inteiro vi que realmente foi uma obra prima,mais o recorte ficou bom por que aumentou o misterio ... nota 10+ pra vc,parabens

Willian disse...

Nossa! Parabéns!!
Sempre quis ver como era o rosto inteiro dela hehe. Eu nao imaginava que na capa seria Madalena e sim Maureen, na parte em que ela recebe o Anel de um mercador...se bem que pelo fato de eles terem cortado o rosto dela gera uma enorme curiosidade! E da espaço para o prprio leitor imaginar o resto do rosto. hehe
Parabens tambem pelos detalhers do anel, estao identicos a descrição do livro!!