Tava dando uma lida no GloboEsporte.com e saca só o que eu achei:
Uma galera de Santa Inês no Maranhão pintou a minha caricatura do time de 81 na parede da sede da torcida de lá e mandaram muito bem na pintura. Que coisa... Tem um desenho meu reproduzido numa parede em uma cidade que fica a 220km de São Luís...
Pra quem quiser dar uma lida na matéria...
....
E já que estamos falando de Flamengo, aí vai uma palhinha de como eu fiz as ilustrações do livro infantil "Meu Pequeno Rubro-Negro" que o Gabriel o Pensador e eu lançamos no ano passado.
Primeiro, com base no texto que o Pensador me enviou, eu fiz um rascunhão geral do livro numa só folha de papel, já meio que pensando na divisão do texto e casando isso com idéias para as ilustrações.
Depois fiz rascunhos maiores e montei tudo em uma boneca. Pra quem não sabe, boneca, ou boneco, em ilustração, é uma montagem tosca dos rascunhos do livro já no formato do próprio. É fundamental pra se ter um idéia da fluência dos desenhos e do texto, antes de partir para a finalização das ilustrações.
Com a idéia do que iria ilustrar definida, bati umas fotos de mim mesmo nas posições em que os personagens iriam aparecer nas ilustrações e as usei como referência. Isso, além de agilizar muito o trabalho, foi fundamental para a qualidade do resultado final, pelo menos no meu caso. É nas referências que são descobertos detalhes que serão reproduzidos na ilustração e irão torná-la muito mais crível. Como dizia um grande professor meu "não há nada mais fantasioso do que a realidade".
Depois disso, parti para a finalização.
Mais uma.
Primeiro o rascunho...
... A referência...
... E a arte-final.
3 comentários:
Po,Mario Alberto, maravilhoso!
E nao precisa nem ser Flamenguista pra gostar. Parabens!
Puta esquema heim cara?
Vou tentar usar isso um dia.
Vai deixar o traballho mais divertido
Parabéns pelo belo trabalho! Vendo seus trabalhos, tenho muito orgulho de ser Ilustrador e rubro-negro também!
grande abraço.
Postar um comentário