quinta-feira, julho 09, 2009

Onde estiver, estarei

Tava dando uma lida no GloboEsporte.com e saca só o que eu achei:





Uma galera de Santa Inês no Maranhão pintou a minha caricatura do time de 81 na parede da sede da torcida de lá e mandaram muito bem na pintura. Que coisa... Tem um desenho meu reproduzido numa parede em uma cidade que fica a 220km de São Luís...

Pra quem quiser dar uma lida na matéria...

....

E já que estamos falando de Flamengo, aí vai uma palhinha de como eu fiz as ilustrações do livro infantil "Meu Pequeno Rubro-Negro" que o Gabriel o Pensador e eu lançamos no ano passado.

Primeiro, com base no texto que o Pensador me enviou, eu fiz um rascunhão geral do livro numa só folha de papel, já meio que pensando na divisão do texto e casando isso com idéias para as ilustrações.



Depois fiz rascunhos maiores e montei tudo em uma boneca. Pra quem não sabe, boneca, ou boneco, em ilustração, é uma montagem tosca dos rascunhos do livro já no formato do próprio. É fundamental pra se ter um idéia da fluência dos desenhos e do texto, antes de partir para a finalização das ilustrações.



Com a idéia do que iria ilustrar definida, bati umas fotos de mim mesmo nas posições em que os personagens iriam aparecer nas ilustrações e as usei como referência. Isso, além de agilizar muito o trabalho, foi fundamental para a qualidade do resultado final, pelo menos no meu caso. É nas referências que são descobertos detalhes que serão reproduzidos na ilustração e irão torná-la muito mais crível. Como dizia um grande professor meu "não há nada mais fantasioso do que a realidade".



Depois disso, parti para a finalização.



Mais uma.

Primeiro o rascunho...



... A referência...



... E a arte-final.

3 comentários:

Cako Facioli disse...

Po,Mario Alberto, maravilhoso!
E nao precisa nem ser Flamenguista pra gostar. Parabens!

Unknown disse...

Puta esquema heim cara?
Vou tentar usar isso um dia.
Vai deixar o traballho mais divertido

Marcelo Azalim disse...

Parabéns pelo belo trabalho! Vendo seus trabalhos, tenho muito orgulho de ser Ilustrador e rubro-negro também!

grande abraço.